FUTEBOL E OPINIÃO






AAA

LIGA DESPORTIVA DE MARINGÁ ORGANIZA VÁRIOS CAMPEONATOS AMADORES

Aceitando a pedidos de leitores. A partir desta semana, estaremos escrevendo também sobre a Copa Regional 2014 e Copa Quarentão/Veteranos....

RESULTADOS DA ÚLTIMA RODADA DO REGIONAL DE BASE

Mais uma vez os jogos do Regional de Base - organizado pela Liga Desportiva de Maringá foi bastante movimentado.....

MARINGÁ VENCE GUARANI, EM SUA DESPEDIDA PELA SÉRIE D 2014

Em seu último jogo pelo campeonato brasileiro da série D 2014, o Maringá venceu o Guarani por 3 a 1.....

CLAUDEMIR STURION CONTINUA NO MARINGÁ EM 2015

Na última sexta-feira (5), a diretoria do Maringá confirmou a renovação do contrato do técnico Claudemir Sturion....

DESTAQUES DA SEGUNDA RODADA DO REGIONAL DE BASE

Aconteceu sábado e domingo a segunda rodada do Regional de Base organizado pela Liga Desportiva de Maringá.....

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

COM GOLS E ASSISTÊNCIAS, PARANAENSES SÃO DESTAQUES NA EUROPA

PARANAENSES PELO MUNDO 

GOLS

PORTUGAL
BENFICA B 1X1 COVA DA PIEDADE
O atacante Cléo marcou o gol de abertura do placar contra o Benfica.
Foto: Gualter Faria/Gettyimages.

Em jogo válido pela 26ª rodada da Ledman LigaPro (Segunda Divisão do Campeonato Português), o Cova da Piedade enfrentou e empatou com o Benfica B em 1 a 1, a partida aconteceu no Caixa Futebol Campus em Saixal. O atacante paranaense (de Guarapuava) Cléo abriu o placar, aos 32 minutos do primeiro tempo. 1x0 Cova da Piedade. Aos nove minutos, o meia americano Keaton Parks empatou a partida e definiu o placar. 1x1.

Com este resultado, a equipe de Cléo caiu para a 14ª posição com 32 pontos, ficando a apenas três pontos da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Cova da Piedade enfrenta o Porto B, a partida será no domingo (4) às 12 horas, no Estádio Municipal José Martins Vieira em Almada.

DINAMARCA
BRONDBY 6X1 FK HELSINGOR
Felipe Tontini (no meio) marcou o gol de honra do Helsingor.
Foto: Perfil Oficial de Felipe Tontini.

No Brondby Stadium, o Brondby enfrentou e goleou o Helsingor por 6 a 1; em partida válida pela 22ª rodada do Alka Superliga. Os donos da casa abriram o placar, aos sete minutos do primeiro tempo, o zagueiro finlandês Paulus Arajuuri balançou as redes. 1x0 Brondby. Aos 10 minutos, o meia alemão Hany Mukhtar aumentou o placar. 2x0 Brondby. Aos 24 minutos, o atacante polonês Kamil Wilczek marcou o terceiro. 3x0 Brondby. Aos cinco minutos do segundo tempo, o atacante finlandês Teemu Pukki também foi as redes. 4x0 Brondby. Aos nove minutos, novamente Teemu Pukki estufou as redes e aumentou o placar. 5x0 Brondby. Aos 25 minutos, o meia paranaense (de Foz do Iguaçu) Felipe Tontini marcou o gol de honra dos visitantes. 5x1 Brondby. Aos 30 minutos, o atacante dinamarquês Lasse Christensen definiu o resultado. 6x1 Brondby.
Com esse resultado, o time de Tontini caiu para lanterna do campeonato dinamarquês com 16 pontos, mesma pontuação do Randers, que tem melhor saldo de gols. O próximo jogo do Helsingor será na quarta-feira (28) às 14 horas, quando enfrenta o Randers, no BioNutria Park Randers. O jogo marca a briga pela lanterna do campeonato.

ASSISTÊNCIA

PORTUGAL
CASTRENSE 0X4 ORIENTAL
O zagueiro Sandro Silva deu a assistência do terceiro gol do Oriental.

Em jogo válido pela 22ª rodada do grupo E da Terceira Divisão do Campeonato Português; o Castrense enfrentou e foi goleado pelo Oriental por 4 a 0, a partida aconteceu no Estádio Municipal 25 de abril em Castro Verde. Os visitantes abriram o placar, aos 17 minutos do primeiro tempo, o experienta meia português Marco Bicho ganho no alto e a jovem promessa do time (o atacante português de 19 anos) completou de cabeça para o gol. 1x0 Oriental. Aos 31 minutos, o meia Marco Bicho novamente deu a assistência e o atacante português Diogo David completou para as redes. 2x0 Oriental. Aos 44 minutos, o lateral (de Cabo Verde) João Vicente cobrou escanteio, o zagueiro paranaense (de Paranaguá) Sandro Silva desviou e o meia (de Guiné-Bissau) Bura mandou para as redes. 3x0 Oriental. Aos 46 minutos do segundo tempo, o meia português Hugo Machado cobrou falta, o zagueiro português Ivan Dias mandou para o gol e definiu o placar. 4x0 Oriental.
Com esse resultado, o time de Sandro subiu para quarto lugar com 42 pontos, ficando a cinco pontos de classificação para as fase finais. Na próxima rodada, o Oriental enfrenta o Farense, a partida será no domingo (4) às 12 horas, no Campo Engenheiro Carlos Salema em Lisboa.

Texto: Douglas Santos.
Fontes: Ogol.com e SofaScore.

OPERÁRIO E PARANAVAÍ VENCEM PELA SEGUNDONA PARANAENSE

CAMPEONATO PARANAENSE SEGUNDA DIVISÃO 2018

4ª RODADA 

OPERÁRIO 4X0 PORTUGUESA LONDRINENSE

COM DOIS GOLS DE SCHUMACHER, FANTASMA GOLEIA A LUSINHA NO GK
Schumacher marcou dois gols dos quatro do Fantasma.
Foto: José Tramontin/OFEC.
Em Ponta Grossa, no Estádio Germano Krüger; jogaram Operário e Portuguesa Londrinense, o Fantasma goleou o Lusinha por 4 a 0.
Com este resultado, o OFEC assumiu a liderança com 12 pontos, a APL caiu para nono lugar com um ponto.
Os donos da casa abriram o placar, aos 14 minutos do primeiro tempo, o lateral Danilo Báia cobrou escanteio e o atacante Schumacher mandou para as redes. 1x0 Operário. Aos 19 minutos, o atacante Lucas Batatinha recebeu na área e não perdoou. 2x0 Operário. Aos 28 minutos, o atacante Jean Carlo cruzou para Schumacher, o atacante balançou as redes. 3x0 Operário. Aos 38 minutos do segundo tempo, o meia Índio deu passe para o atacante Quirino e definiu o placar. 4x0 Operário. 
Na próxima rodada, o Operário recebe o Rolândia EC, no Estádio Germano Krüger em Ponta Grossa; a Portuguesa Londrinense joga contra o Iraty, no Estádio Olímpio Barreto em Apucarana. As partidas serão no domingo (4) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Operário: 1-Simão; 2-Danilo Báia, 3-Alisson, 4-Yuri e 6-Raphael Soares; 5-Chicão, 8-Índio e 10-Robinho; 7-Lucas Batatinha (21-Dione), 11-Jean Carlo (20-Athos) e 9-Schumacher (19-Quirino).
Técnico: Gerson Gusmão.

Portuguesa Londrinense: 12-Matheus Garbossi; 13-Davi, 23-Caio, 27-Welliton e 26-Pedro Henrique; 31-Matheus Moura (37-José Gomes), 32-Iago, 25-Luan e 22-Vanderlei (35-Abner); 36-Carlos Henrique e 34-Deivid (33-Marcio).
Técnico: Renan Felipe.

PARANAVAÍ 3X1 ANDRAUS

COM DOIS GOLS DE CÉSAR AUGUSTO, VERMELHINHO VENCEU O GIGANTE DA PEDREIRA NO WW
Paranavaí venceu o Andraus no WW.
Foto: Facebook Oficial do Paranavaí.

Em Paranavaí, no Estádio Waldemiro Wagner; Paranavaí e Andraus se enfrentaram, o Vermelhinho venceu o Gigante da Pedreira por 3 a 1.
Com este resultado, o ACP assumiu a terceira colocação com nove pontos, o CAB seguiu na lanterna com nenhum ponto.
Os donos da casa abriram o placar, aos cinco minutos do primeiro tempo, o meia Hercules balançou as redes. 1x0 Paranavaí. Aos 20 minutos, o meia Hercules cobrou escanteio e o zagueiro Cesar mandou para o gol. 2x0 Paranavaí. Aos 29 minutos, o volante Cleverson diminuiu o placar para o Andraus. 2x1 Paranavaí. No primeiro minuto da etapa final, o meia Hercules cobrou escanteio e novamente o zagueiro Cesar definiu o placar. 3x1 Paranavaí.
Na próxima rodada, o Paranavaí joga contra o PSTC, no Estádio Ubirajara Medeiros em Cornélio Procópio; o Andraus enfrenta o Cascavel CR, no Estádio Atílio Gionédis em Campo Largo. As partidas serão no domingo (4) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Paranavaí: 1-Romero; 13-Samuel, 3-Cesar Augusto, 4-Pedro Vitor e 25-Maurim (15-Matheus); 5-Diego, 7-Guilherme, 8-Hercules e 10-Kaique; 11-Gustavo (16-Guilherme Costa)(17-Tiago Maringá) e 9-Leonardo.
Técnico: Fernando Alcântara.

Andraus: 1-Ravel; 2-Yan, 3-Marcio, 4-Luiz Fernando e 6-Gustavo (17-Hudson); 5-Cleverson, 8-Rafael e 10-Lineker (15-Italo); 7-Flavio (14-Romeo), 11-Paulinho 9-Wellington.
Técnico: Kokan.

CASCAVEL CR 1X1 IRATY

CCR SAI NA FRENTE, MAS AZULÃO ARRANCA O EMPATE NO OLÍMPICO
Cobra e Azulão empata a partida no Olímpico.
Foto: Facebook do Cascavel CR.

Em Cascavel, no Estádio Olímpico Regional; jogaram Cascavel CR e Iraty, a partida terminou empatada em 1 a 1.
Com este resultado, o CCR segue em quarto lugar com sete pontos, o ISC continua em oitavo com dois pontos.
Os gols foram marcados no segundo tempo, aos 16 minutos, o atacante Josemar abriu o placar para a Cobra. 1x0 Cascavel CR. Aos 48 minutos, Wilson deixou tudo igual no Olímpico. 1x1.
Na próxima rodada, o Cascavel CR enfrenta o Andraus, no Estádio Atílio Gionédis em Campo Largo; o Iraty joga contra a Portuguesa Londrinense, no Estádio Olímpio Barreto em Apucarana. As partidas serão no domingo (4) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Cascavel CR: 1-Enéias; 2-Gilberto, 3-Victor Lopes, 4-Roger e 6-Vitorino (22-Linik); 5-Ronaldo, 8-Daniel e 10-Celio; 7-Rone Carlos (21-Marlon), 11-Josemar e 9-Wanderlan (20-Elivelton).
Técnico: Agenor Piccinin.

Iraty: 1-Marcos Gato; 2-Kelven, 3-Rafael Hasse, 4-Elton e 6-Gabriel; 5-Almeida, 7-Peterson, 8-Maycon (14-Bryan) e 10-Luciano (15-Wilson); 11-Alysson e 9-Gilson (16-Matheus).
Técnico: Adriano Kanaã.

INDEPENDENTE SÃO JOSEENSE 0X0 PSTC

AS REDES NÃO BALANÇARAM! AZULÃO E LEÃO FICAM APENAS NO ZERO
Azulão e Leão empataram no Pinhão.
Foto: Facebook Oficial do Independente São Joseense.

Em São José dos Pinhais, no Estádio do Pinhão; Independente São Joseense e PSTC se enfrentaram, a partida terminou com o placar que começou em 0 a 0.
Com este resultado, o ISJ caiu para segundo lugar com 10 pontos, o PSTC seguiu em sexto lugar com cinco pontos.
Na próxima rodada, o Independente São Joseense enfrenta o Batel, no Estádio Waldomiro Gelinski em Guarapuava; o PSTC joga contra o Paranavaí, no Estádio Ubirajara Medeiros em Cornélio Procópio. As partidas serão no domingo (4) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Independente São Joseense: 1-Carlinhos; 2-Lucas Marques, 3-Hudson, 4-João e 6-Stefan; 5-Jader (17-Miranda), 8-Sotto e 10-Lucy; 7-Everton, 11-Evandro (19-Willian) e 9-Erick (16-Elton).
Técnico: Ageu Gonçalves.

PSTC: 1-Jefferson; 2-Romário (16-Adriano), 23-Barbosa, 4-Douglas e 6-Jardiel; 5-Vidal, 80-Patrick e 10-Alex (17-Matheus); 7-Lucas, 11-Diogo (13-Caio) e 9-Flávio.
Técnico: Reginaldo Vital.

ROLÂNDIA EC 0X0 BATEL

EM JOGO DE POUCAS EMOÇÕES, REC EMPATA COM O BATEL 

Em Rolândia, no Estádio Érich Georg; jogaram Rolândia e Batel, a partida terminou com o placar que começou 0 a 0.
Com este resultado, o REC assumiu a quinta colocação com cinco pontos, o AAB seguiu em sétima posição com quatro pontos.
Na próxima rodada, o Rolândia enfrenta o Operário, no Estádio Germano Krüger em Ponta Grossa; o Batel joga contra o Independente São Joseense, no Estádio Waldomiro Gelinksi em Guarapuava. As partidas serão no domingo (4) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Rolândia: 12-Guilherme; 2-Weslen, 3-Cezar, 4-João Pedro e 6-Jhonatan; 24-Bruno Ernandes, 7-Rudinei (20-Antônio Cesar), 8-Douglas Henrique (15-Luis Eduardo) e 10-Bruno Henrique (14-Peterson); 11-Gabriel e 9-Edinan.
Técnico: Rubens Sanches.

Batel: 1-Robson; 2-Josimar, 3-Savio, 4-Anderson e 6-Matheus do Ó; 5-Alvaro Pires, 8-Anderson e 10-Ricardinho (17-Matheus Souza); 7-Giovanny (13-Sobenko), 11-Dan e 9-Wilson (16-Marcelo).
Técnico: Marcelo do Ó.

Texto: Douglas Santos.
Fonte: Federação Paranaense de Futebol.

CORITIBA SAGRA-SE CAMPEÃO DA TAÇA DIONÍSIO FILHO

CAMPEONATO PARANAENSE PRIMEIRA DIVISÃO 2018

FINAL - TAÇA DIONÍSIO FILHO

CORITIBA 3X0 RIO BRANCO

EM TARDE INSPIRADA DO ATAQUE, COXA NÃO TEM PROBLEMA EM VENCER O LEÃO DA ESTRADINHA E LEVAR A TAÇA DIONÍSIO FILHO
Coritiba já está na final do Campeonato Paranaense.
Foto: Site Oficial do Coritiba.

Em Curitiba, no Estádio Couto Pereira; jogaram Coritiba e Rio Branco, o Coxa venceu o Leão da Estradinha por 3 a 0.
Com este resultado, o time Alviverde levantou a Taça Dionísio Filho e garantiu vaga na grande final do Campeonato Paranaense, contra o vencer da Taça Caio Júnior. 
Os donos da casa abriram o placar, aos 37 minutos do primeiro tempo, o meia Júlio Rusch encontrou Iago na esquerda, o meia invadiu a área e tocou para o meio da pequena área na saída do goleiro Jhones. Alecsandro livre de marcação, completou para o gol de cabeça. 1x0 Coritiba. Aos 15 minutos do segundo tempo, depois de bola cruzada na área, o atacante Alecsandro bateu para o gol e o zagueiro Thalisson Kelven desviou de calcanhar para ampliar o placar. 2x0 Coritiba. Aos 23 minutos, o meia Julio Rusch lançou para Guilherme Parede, o meia se livrou da marcação e tocou para o gol na saída de Jhones. 3x0 Coritiba.
O próximo compromisso do Coxa é pela Copa do Brasil, o Alviverde Paranaense enfrenta o Goiás. A partida válida pela terceira fase da competição nacional, acontece na quarta-feira (28) às 19h30, no Estádio Serra Dourada em Goiânia.
Pelo Paranaense, o Coritiba volta a campo no domingo (4) às 16 horas, quando enfrenta o Maringá, no Estádio Couto Pereira em Curitiba. Na mesma data e horário, o Rio Branco joga contra o Toledo, no Estádio Nelson Medrado Dias (Estradinha) em Paranaguá.

ESCALAÇÕES
Coritiba: 84-Wilson; 22-Marcos Moser, 3-Thalisson Kelven, 4-Romércio e 6-Léo Andrade; 5-Vitor Carvalho (31-João Paulo), 8-Julio Rusch, 37-Thiago Lopes, 7-Iago (92-Pablo) e 77-Guilherme Parede (27-Kady); 9-Alecsandro.
Técnico: Sandro Forner.

Rio Branco: 12-Jhones; 2-Raul, 3-Thiagão, 4-Victor (14-Éverton Maringá) e 6-Fernando Fernandes; 5-Kessi, 7-Marco Túlio (19-Eric) e 8-Camargo; 11-Kauhan (18-Damião), 10-Rodrigo Jesus e 9-Vandinho.
Técnico: Maurílio Silva.  

Texto: Douglas Santos.
Fonte: Globoesporte.com.

sábado, 24 de fevereiro de 2018

EM APENAS UM JOGO DA LIGA DOS CAMPEÕES DA ÁSIA, DOIS PARANAENSES SÃO DESTAQUES

PARANAENSES PELO MUNDO

LIGA DOS CAMPEÕES DA ÁSIA
KASHIWA REYSOL (JAPÃO) 1X1 TIAJIN QUANJIN (CHINA)
Pato marcou o gol de empate da partida.


Jogando pela segunda rodada do grupo E da Liga dos Campeões da Ásia, o Kashiwa Reysol enfrentou o Tianjin Quanjin, a partida terminou empatada em 1 a 1, a partida aconteceu em Kashiwa, no Hitachi Kashiwa Stadium. Os gols da partida foram marcados no segundo tempo, aos sete minutos, o zagueiro japonês Ryuta Koike encontrou o atacante paranaense (de Campo Mourão) e o camisa 9 não perdoou. 1x0 Kashiwa Reysol. Aos 43 minutos, o atacante paranaense (de Pato Branco) Alexandre Pato definiu o placar da partida. 1x1.
Cristiano balançou as redes primeiro, mas perdeu um pênalti também.
Com este resultado, o time de Pato segue na vice-liderança do grupo com quatro pontos, a equipe de Cristiano está na terceira posição com um ponto.
O próximo compromisso do Kashiwa Reysol será pelo campeonato japonês, a partifa contra o Vegalta Sendai, acontece no domingo (25) à 1h00, o confronto acontece no Yurtec Stadium Sendai em Sendai.
O Tianjin Quanjian volta a campo no dia 2 de março às 9h35, quando enfrenta o Henan Jianye na estreia do campeonato chinês.

Texto: Douglas Santos.
Fontes: Ogol.com e SofaScore.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

PELA COPA DO BRASIL, CORITIBA AVANÇA E PARANÁ FOI ELIMINADO

COPA DO BRASIL

SEGUNDA FASE

UBERLÂNDIA (MG) 0X2 CORITIBA

DIFERENTE DA ESTREIA, COXA NÃO TEM PROBLEMAS PARA PASSAR PELO PERIQUITO
Coxa enfrenta o Goiás na próxima fase.
Foto: Site Oficial do Coritiba.

Em Uberlândia, no Estádio Parque do Sábia; jogaram Coritiba e Uberlândia, o Coxa venceu o Periquito por 2 a 0.
Com este resultado, o Alviverde Paranaense avançou para a terceira fase.
Os visitantes abriram o placar, aos 30 minutos do primeiro tempo, o meia Julio Rusch cobrou escanteio pela esquerda, o goleiro Clebão saiu mal do gol e o lateral-esquerdo Rafael Estevam tentou cortar, mas mandou conta o próprio gol. 1x0 Coritiba. Aos 11 minutos do segundo tempo, o atacante Guilherme Parede cruzou da direita, o meia Julio Rusch cabeceou no contra-pé do goleiro Clebão. 2x0 Coritiba
Na próxima fase, o Coritiba enfrenta o Goiás. Pelo Paranaense, o time tem a final da Taça Dionísio Filho pela frente, no domingo (25) às 16 horas, quando enfrenta o Rio Branco, no Estádio Couto Pereira em Curitiba.

ESCALAÇÕES
Uberlândia: 12-Clebão; 2-Cesinha, 3-Mauro Viana, 4-Bruno Costa e 6-Rafael Estevam; 5-João Paulo, 8-Daniel Pereira, 7-Lima (21-Danillo Baia) e 10-Jean (17-Alê); 11-Jarlan e 9-Tony (19-Deivison).
Técnico: Zé Teodoro.

Coritiba: 84-Wilson; 22-Marcos Moser, 3-Thalisson Kelven, 4-Romercio e 66-William Matheus (6-Léo Andrade); 8-Julio Rusch, 5-Vitor Carvalho e 37-Thiago Lopes (27-Kady); 7-Iago (92-Pablo), 77-Guilherme Parede e 9-Alecsandro.
Técnico: Sandro Forner.

SAMPAIO CORRÊA (MA) 1X0 PARANÁ CLUBE

COM GOL DE PÊNALTI, TRICOLOR PERDE EM SÃO LUÍS E DEIXA A COPA DO BRASIL
Tricolor deixa a competição na segunda fase.
Foto: Lucas Almeida/L17 Comunicação.

Em São Luís, no Estádio Castelão; Paraná e Sampaio Corrêa se enfrentaram, o Tricolor perdeu para o Tubarão por 1 a 0.
Com este resultado, o Paraná Clube deu adeus a Copa do Brasil.
O gol da partida foi marcado, aos 26 minutos do segundo tempo, Marlon chutou forte, a bola bateu no braço do zagueiro Neris na grande área, pênalti! O atacante Uilliam cobrou e mandou bola de um lado goleiro para outro. 1x0 Sampaio Corrêa. 
O Tricolor volta a campo apenas em 4 de março às 16 horas, quando enfrenta o Cianorte no Estádio Albno Turbay em Cianorte, pela rodada de estreia da Taça Caio Júnior (segundo turno do Campeonato Paranaense).

ESCALAÇÕES
Sampaio Corrêa: 42-Andrey; 2-Junio Rocha, 4-Maracás, 3-Joécio e 6-Kaike (21-César Sampaio); 5-Silva, 7-Yuri, 8-Fernando Sobral e 10-Marlon (19-Bruno Moura); 9-Uilliam e 11-Rodrigo Fumaça (22-James).
Técnico: Francisco Diá.

Paraná: 1-Thiago Rodrigues; 2-Júnior (18-Carlos Eduardo), 3-Neris, 4-Marcio e 6-Mansur; 5-Leandro Vilela (15-Báez), 8-Wesley Dias e 10-Zezinho; 11-Diego Gonçalves, 7-Lucas Fernandes (19-Rodrigo Carioca) e 9-Zé Carlos.
Técnico: Ademir Fesan.

JOGOS DOS PARANAENSES PELA COPA DO BRASIL



Texto: Douglas Santos.
Fontes: CBF.com e Globoesporte.com.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

CIANORTE E ATLÉTICO SE CLASSIFICAM, MAS LONDRINA DEU ADEUS A COPA DO BRASIL

COPA DO BRASIL

SEGUNDA FASE

CRICIÚMA (SC) (4) 1X1 (5) CIANORTE

NO HERIBERTO HÜLSE, LEÃO VENCE O TIGRE NOS PÊNALTIS E AVANÇA PARA A TERCEIRA FASE
Leão vence o Tigre nos pênaltis e avança na Copa do Brasil.
Foto: Caio Marcelo/Criciúma EC.

Em Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse; jogaram Criciúma e Cianorte, a partida terminou empatada em 1 a 1.
Com este resultado, a decisão da vaga foi para os pênaltis e o Leão venceu o Tigre por 5 a 4.
Os gols foram marcados no primeiro tempo, aos 12 minutos, o meia Rafael Carrilho finalizou fraco de fora da área, o goleiro Luiz não segurou e a bola morreu no fundo do gol. 1x0 Cianorte. Aos 30 minutos, Mailson recebeu pela esquerda, o atacante invadiu a área e tocou para o gol na saída de João Gabriel. 1x1. 

PÊNALTIS
0x1 - Richarlyson converteu sua cobrança.
1x1 - Alex Maranhão deixou tudo igual no Majestoso.
1x1 - Murilo parou na defesa de Luiz.
1x1 - João Paulo acertou o travessão.
1x2 - Montoya colocou o Leão na frente.
2x2 - Luiz Fernando empatou a decisão.
2x3 - Feliphe Gabriel balançou as redes.
3x3 - Maílson também deixou sua marca.
3x4 - André Luís estufou as redes.
4x4 - Elvis empatou de novo para o Tigre.
4x5 - Arroyo colocou o Leão na frente.
4x5 - Carlos Eduardo desperdiçou sua cobrança.

Na próxima fase, o Cianorte enfrenta o Internacional (RS). Pelo Paranaense, o Leão do Vale volta a campo no domingo (4) às 16 horas, quando enfrenta o Paraná Clube, no Estádio Albino Turbay em Cianorte.

ESCALAÇÕES
Criciúma: 1-Luiz; 2-Christian (18-Carlos Eduardo), 4-Nino, 3-Sandro e 6-Eltinho (17-Luiz Fernando); 5-Barreto (20-Alex Maranhão), 8-Douglas Moreira, 7-Wallacer e 10-Elvis; 11-Maílson e 9-João Paulo.
Técnico: Grizzo.

Cianorte: 12-João Gabriel; 2-Gerônimo, 3-Montoya, 4-Feliphe Gabriel e 6-Willian Formiga (14-Arroyo); 8-Rafael Carrilho, 5-Sidnei e 10-Rafael Xavier (20-Richarlyson); 11-André Luís, 7-Maikinho e 9-Robert (16-Murilo).
Técnico: Marcelo Caranhato.

ATLÉTICO PARANAENSE 5X4 ATLÉTICO TUBARÃO (SC)

EM JOGO DE NOVE GOLS E QUATRO VIRADAS, FURACÃO VENCE O TUBARÃO NA ARENA
Furacão vence o Tubarão e enfrenta o Ceará na próxima fase.
Foto: Site Oficial do Atlético.

Em Curitiba, na Arena da Baixada; Atlético Paranaense jogou contra o Atlético Tubarão, o Rubro-Negro venceu o Tubarão por 5 a 4.
Com este resultado, o Furacão avançou para a terceira fase da Copa do Brasil.
Os gols foram marcados no segundo tempo, aos seis minutos, Matheus Rossetto recebeu na esquerda, o meia cruzou rasteiro e o atacante Bergson completou para o gol. 1x0 Atlético. Aos 10 minutos, o lateral Marcos Vinicius cobrou falta pela direita, o meia Matheus Barbosa cabeceou no canto esquerdo de Santos. 1x1. Aos 18 minutos, o lateral Jean cruzou da esquerda, o atacante Batista cabeceou no ângulo direito de Santos. 2x1 Tubarão. Aos 24 minutos, o atacante Bergson soltou a bomba de fora da área, o goleiro Belliato deu rebote e o meia Matheus Rossetto livre completou para o gol. 2x2. Aos 31 minutos, o meia Guilherme foi saltar na área para dar um voleio e foi derrubado por Guilherme Amorim, pênalti! O próprio Guilherme cobrou e colocou o Furacão na frente. 3x2 Atlético. Aos 33 minutos, o lateral Marcos Vinicíus cobrou escanteio pela direita, o zagueiro Lucas Costa cabeceou e empatou a partida novamente. 3x3. Aos 39 minutos, o atacante Batista ganhou no corpo do zagueiro Thiago Heleno, deixou o marcador no chão e tocou para o Romarinho. O meia rolou para Daniel Costa, que apenas deu um tapa de pé direita e a bola entrou no canto esquerdo de Santos. 4x3 Tubarão. Aos 45 minutos, o meia Guilherme encontrou Nikão na direita, o meia cruzou e o zagueiro Thiago Heleno desviou de cabeça para empatar. 4x4. Aos 47 minutos, o meia Felipe Gedoz encheu o pé de fora da área, a bola bateu no travessão e morreu no fundo da rede. GOLAÇO! 5x4 Atlético.
na próxima fase, o Atlético enfrenta o Ceará (CE). Pelo Paranaense, o Furacão volta a campo no sábado (3) às 16 horas, quando enfrenta o União Beltrão, na Arena da Baixada em Curitiba. 

ESCALAÇÕES
Atlético-PR: 1-Santos; 25-Wanderson (3-Lucho González), 13-Paulo André e 44-Thiago Heleno; 2-Jonathan, 20-Matheus Rossetto (10-Felipe Gedoz), 7-Raphael Veiga, 11-Nikão, 17-Guilherme e 26-Thiago Carleto; 9-Ribamar (30-Bergson).
Técnico: Fernando Diniz.

Atlético Tubarão: 1-Junior Belliato; 2-Marcos Vinícius (20-Romarinho), 3-Jaílton, 4-Petterson (13-Lucas Costa) e 6-Jean; 5-Matheus Barbosa, 7-Everton Dias, 8-Guilherme Amorim e 10-Daniel Costa; 11-Nikolas Farias e 9-Batista (18-David Batista).
Técnico: Waguinho Dias. 

LONDRINA 1X2 CEARÁ (CE)

COM GOL NOS ACRÉSCIMOS, TUBARÃO PERDEU PARA O VOZÃO E DEIXA A COPA DO BRASIL
Germano perdeu o pênalti e foi expulso na eliminação do Londrina.
Foto: Gustavo Oliveira/Site Oficial do Londrina.

Em Londrina, no Estádio do Café; jogaram Londrina e Ceará, o Tubarão perdeu para o Vozão por 2 a 1.
Com este resultado, o Alviceleste foi eliminado da Copa do Brasil.
Os donos da casa abriram o placar, aos 26 minutos do primeiro tempo, o volante tocou de cabeça para o meia da área, o atacante Carlos Henrique bateu cruzado e tirou qualquer chance de defesa do goleiro Éverson. 1x0 Londrina. Aos 22 minutos do segundo tempo, o meia Juninho cobrou falta e o goleiro César aceitou. 1x1. Aos 48 minutos, depois de cobrança de escanteio, o atacante Arthur desviou de cabeça e definiu o placar no Café. 2x1 Ceará.
Com a eliminação na Copa do Brasil, o Londrina foca no campeonato estadual. O Tubarão volta a campo no domingo, 4 de março às 16 horas, quando enfrenta o Prudentópolis no Estádio do Café em Londrina. 

ESCALAÇÕES
Londrina: 1-César; 2-Matheuzinho, 3-Dirceu, 4-Del'amore e 6-Igor Miranda (14-Felipe); 8-Germano, 5-Moisés Gaúcho, 10-Rodrigo Figueredo (21-Anderson Oliveira) e 7-Marcinho; 11-Miullen e 9-Carlos Henrique.
Técnico: Ricardinho.

Ceará: 1-Éverson; 30-Pio, 3-Valdo, 13-Luiz Otávio e 35-Rafael Carioca; 20-Juninho, 26-Richardson e 27-Wescley (77-Roberto); 11-Felipe Azevedo (40-Arthur), 99-Elton e 7-Andrigo (18-Luidy).
Técnico: Marcelo Chamusca.

Texto: Douglas Santos.
Fontes: CBF.com e Globoesporte.com.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

NA EUROPA, PARANAENSES SÃO DESTAQUES COM GOLS DECISIVOS

PARANAENSES PELO MUNDO

GOLS

BULGÁRIA
LUDOGORETS RAZGRAD 4X1 SLAVIA
Wanderson Farias marcou o ultimo gol da goleada do Ludogerets Razgrad.

Jogando na Ludogorets Arena em Razgrad, o Ludogorets Razgrad enfrentou e goleou o Slavia por 4 a 1, pela 21ª rodada do Campeonato Bulgaro. Os donos da casa abriram o placar, aos 24 minutos do primeiro tempo, o atacante romeno Claudiu Keseru balançou as redes. 1x0 Ludogorets Razgrad. Aos 33 minutos, o meia bulgaro Stefan Velev deixou tudo igual em Razgrad. 1x1. Aos 35 minutos, o atacante romeno Claudiu Keseru apareceu de novo e colocou os mandantes na frente. 2x1 Ludogorets Razgrad. Aos 37 minutos, o meia de Madagáscar Andrianantenaína aumentou o placar. 3x1 Ludogorets Razgrad. Aos sete minutos do segundo tempo, o meia paranaense (de Cruzeiro do Oeste) Wanderson Farias marcou e definiu o placar. 4x1 Ludogorets Razgrad.
Com este resultado, o time de Farias segue na liderança do campeonato com 51 pontos, ficando a um ponto a frente do CSKA Sofia. O próximo compromisso do Ludogorets Razgrad é pela Liga Europa, o time bulgaro enfrenta o Milan (da Itália), a partida de volta das 1/16 de final, será no quinta-feira (22) às 17h05 no Estádio Giuseppe Meazza em Milão.

TURQUIA
FENERBAHÇE 3X0 ALANYASPOR
O meia Giuliano marcou dois dos três gols da vitória do Fenerbhaçe.

Jogando no Estádio Sukru Saracoglu em Istambul, o Fenerbahçe enfrentou e venceu o Alanyaspor por 3 a 0, pela 22ª rodada do Campeonato Turco. Os donos da casa abriram o placar, aos 20 minutos do primeiro tempo, o meia francês Mathieu Valbuena deixou o meia paranaense (de Curitiba) Giuliano na boa para balançar as redes. 1x0 Fenerbahçe. Aos 27 minutos, o atacante marroquino Aatif Chahechouhe encontrou o atacante brasileiro Fernandão aumentar o placar. 2x0 Fenerbahçe. Aos 15 minutos do segundo tempo, Giuliano marcou seu segundo na partida e definiu o placar. 3x0 Fenerbahçe.
Com este resultado, o time de Giuliano segue na terceira posição com 44 pontos, ficando a dois pontos do líder Basaksehir. Na próxima rodada, o Fenerbahçe enfrenta o Besiktas, a partida será no domingo (25) às 13 horas no Vodafone Arena em Istambul.

ITÁLIA
RENDE 3X0 RACING FONDI
Michel marcou o gol que definiu o placar final.
Foto: Raffaele Morrone.

No Stadio Marco Lorenzon em Rende, o Rende enfrentou e venceu o Racing, pela 24ª rodada do grupo C da Terceira Divisão da Itália. O time da casa abriram o placar, aos 13 minutos do primeiro tempo, o atacante italiano Giovanni Ricciardo. 1x0 Rende. Aos 23 minutos do segundo tempo, o atacante argentino Gustavo Goretta aumentou o placar. 2x0 Rende. Aos 38 minutos, o atacante paranaense (de Mandaguari) Michel Mazala definiu o placar. 3x0 Rende.
Com este resultado, o time de Mazala chegou a quinta posição do grupo C com 38 pontos. Na próxima rodada, o Rende enfrenta o Catanzaro, a partida será no domingo (25) às 10h30, no Stadio Nicola Ceravolo em Catanzano.

Texto: Douglas Santos.
Fontes: Ogol.com e SofaScore.

OPERÁRIO, REC, INDEPENDENTE, PSTC E CCR VENCERAM PELA SEGUNDONA PR

CAMPEONATO PARANAENSE SEGUNDA DIVISÃO

3ª RODADA - PRIMEIRA FASE

IRATY 1X4 OPERÁRIO

AZULÃO SAIU NA FRENTE, MAS FANTASMA NÃO TOMOU CONHECIMENTO E GOLEOU 
Fantasma venceu de virada o Azulão em Irati.
Foto: Bianca Machado/OFEC

Em Irati, no Estádio Coronel Emílio Gomes; jogaram Iraty e Operário, o Fantasma goleou o Azulão por 4 a 1.
Com este resultado, o OFEC seguiu na segunda posição com nove pontos, o ISC continuou na nona posição com um ponto.
Os donos da casa abriram o placar, aos 47 minutos do primeiro tempo, depois de cobrança de escanteio, o meia Gilson cabeceou para o chão e parou nas redes. 1x0 Iraty. Aos 15 minutos do segundo tempo, o atacante Jean Carlo cobrou escanteio, o zagueiro Sosa cabeceou e empatou a partida. 1x1. Aos 27 minutos, Lucas Batatinha fez boa jogada, o atacante bateu, o goleiro Marcos Gato deu rebote e Robinho não perdoou. 2x1 Operário. Aos 32 minutos, Chicão aproveitou levantamento de bola na área, o volante cabeceou e novamente no rebote Robinho empurrou a bola para o gol. 3x1 Operário. Aos 39 minutos, o meia Athos encontrou Schumacher, o atacante mandou a bola para as redes. 4x1 Operário.
Na próxima rodada, o Iraty enfrenta o Cascavel CR, no Estádio Olímpico Regional em Cascavel; o Operário joga contra a Portuguesa Londrinense, no Estádio Germano Krüger em Ponta Grossa. As partidas serão no domingo (25) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Iraty: 1-Marcos Gato; 14-Kelven (18-Lucas), 3-Rafael Hasse, 4-Richard (13-Everson) e 6-Gabriel; 5-Almeida, 7-Paulo, 8-Matheus e 10-Peterson; 11-Alysson e 9-Gilson (15-Luciano).
Técnico: Adriano Kanaã.

Operário: 1-Simão; 2-Danilo Báia, 3-Alisson, 4-Sosa e 6-Peixoto; 5-Chicão, 8-Índio e 7-Cleyton (21-Anderson Paraíba)(20-Schumacher); 10-Robinho, 9-Lucas Batatinha (18-Athos) e 11-Jean Carlo.
Técnico: Gerson Gusmão.

ROLÂNDIA EC 3X1 PORTUGUESA LONDRINENSE

REC NÃO TEVE PROBLEMAS PARA VENCER A LUSINHA EM ROLÂNDIA 
REC vence a Lusinha em Rolândia.
Foto: Facebook do Rolândia EC.

Em Rolândia, no Estádio Érich Georg; Rolândia e Portuguesa Londrinense se enfrentaram, o REC venceu a Lusinha por 3 a 1.
Com este resultado, o REC subiu para quinto lugar com quatro pontos, a APL segue na oitava posição com um ponto.
Os donos da casa abriram o placar, aos 29 minutos do primeiro tempo, o atacante Edinan balançou as redes para o REC. 1x0 Rolândia. Aos 21 minutos do segundo tempo, o atacante Gabriel aumentou o placar. 2x0 Rolândia. Aos 28 minutos, o atacante José Gomes diminuiu o marcador para os visitantes. 2x1 Rolândia. Aos 35 minutos, o zagueiro Cezar definiu o placar para os mandantes. 3x1 Rolândia.
Na próxima rodada, o Rolândia joga contra o Batel, no Estádio Érich Georg em Rolândia; a Portuguesa Londrinense enfrenta o Operário, no Estádio Germano Krüger em Ponta Grossa. As partidas serão no domingo (25) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Rolândia: 12-Guilherme; 2-Weslen, 3-Cezar (5-Borges), 4-João Pedro e 6-Jhonatan; 24-Bruno Ernandes, 16-Paulo Henrique (14-Peterson), 8-Douglas Henrique (7-Rudson) e 10-Bruno Henrique; 11-Gabriel e 9-Edinan.
Técnico: Rubens Sanches.

Portuguesa Londrinense: 1-Matheus Garbossi; 28-Davi, 38-Felipe (27-Welliton), 33-Abner e 26-Pedro Henrique; 35-Anderson, 30-Matheus Moura, 32-Luan e 25-Vanderlei (29-Marcio); 34-Carlos Henrique e 37-Gabriel (36-José Gomes).
Técnico: Marcos Antônio.

ANDRAUS 1X2 INDEPENDENTE SÃO JOSEENSE

AZULÃO VENCE O GIGANTE DA PEDREIRA E SEGUE COM 100% DE APROVEITAMENTO
Independente São Joseense venceu o Andraus de virada.
Foto: Dudu Nobre/Do Rico Ao Pobre.

Em Campo Largo, no Estádio Atílio Gionédis; jogaram Andraus e Independente São Joseense, o Azulão venceu o Gigante da Pereira por 2 a 1.
Com este resultado, o ISJ segue na liderança da competição com nove pontos, o CAB continua na lanterna com nenhum ponto.
Os gols foram marcados no segundo tempo, aos seis minutos, Lineker lançou para Paulinho, o atacante saiu na cara do gol e tocou para as redes. 1x0 Andraus. Aos 30 minutos, Willian inverteu a jogada para Ardley, o meia cruzou para Lucas Marqus e o lateral chegou mandando a bola para as redes. 1x1. Aos 41 minutos, Paulo Victor foi cruzar, Yan desviou a bola com a mão na grande área, pênalti! Sotto cobrou e marcou o gol da virada em Campo Largo. 2x1 Independente São Joseense.Na próxima rodada, o Andraus joga contra o Paranavaí, no Estádio Waldemiro Wagner em Paranavaí; o Independente São Joseense enfrenta o PSTC, no Estádio do Pinhão em São José dos Pinhais. As partidas serão no domingo (25) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Andraus: 1-Ravel; 2-Yan, 3-Marcio, 4-Pedro Henrique e 6-Thomas; 5-Park, 8-Cleverson e 10-Lineker; 7-Alberto (15-Hudson)(13-Giovani), 9-Flavio (16-Felipe Alves) e 11-Paulinho.
Técnico: Kokan.

Independente São Joseense: 1-Carlinhos; 2-Lucas Marques, 3-Hudson, 4-João e 6-Stefan (17-Eric); 5-Jader (18-Ardley), 8-Sotto e 10´-Lucy (15-Zé); 7-Wilian, 9-Lucy e 11-Evandro.
Técnico: Ageu Gonçalves.

BATEL 1X2 PSTC

LEÃO SAI NA FRENTE, TOMA EMPATE, MAS CONSEGUE MARCAR E VENCE NO WG
PSTC vence o Batel em Guarapuava.
Foto: Facebook Oficial do PSTC.

Em Guarapuava, no Estádio Waldomiro Gelinski; jogaram Batel e PSTC, o Leão venceu o Rubro-Negro por 2 a 1.
Com este resultado, o PSTC assumiu a sexta posição com quatro pontos, o AAB ficou em sétimo lugar com três pontos.
Os visitantes abriram o placar, aos 33 minutos do primeiro tempo, o atacante Flávio acertou um belo chute de fora da área e a bola estufou as redes do goleiro Robson. 1x0 PSTC. Aos 29 minutos do segundo tempo, o atacante Cristian Roque empatou a partida para o Batel. 1x1. Aos 41 minutos, o meia Patrick aproveitou um vacilo da zaga do Batel para definir o placar. 2x1 PSTC.
Na próxima rodada, o Batel joga contra o Rolândia, no Estádio Érich Georg em Rolândia; o PSTC enfrenta o Independente São Joseense enfrenta o PSTC, no Estádio do Pinhão em São José dos Pinhais. As partidas serão no domingo (25) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Batel: 1-Robson; 2-Josimar, 3-Savio, 4-Anderson e 6-Gustavo; 5-Alvaro Pires (15-Luis Otavio), 8-Dan e 10-Ricardinho; 7-Marcelinho Araxá (13-Sobenko), 11-Cristian Roque e 9 Hudson (17-Baiano).
Técnico: Marcelo do Ó.

PSTC: 1-Bruno; 2-Romário, 3-Barbosa, 4-Douglas e 6-Jardiel; 5-Vidal, 80-Patrick, 10-Alex (15-Diogo); 7-Lucas (14-Davi), 9-Flávio, 11-Adriano (17-Rodrigo).
Técnico: Reginaldo Vital.

CASCAVEL CR 1X0 PARANAVAÍ

COM GOL DO ARTILHEIRO WANDERLAN, O CCR VENCE O ACP EM CASCAVEL
CCR vence o ACP pelo placar mínimo em Cascavel.
Foto: Facebook Oficial do CCR.

Em Cascavel, no Estádio Olímpico Regional; Cascavel CR e Paranavaí se enfrentaram, a Cobra venceu o Vermelhinho por 1 a 0.
Com este resultado, o CCR chegou a terceira posição com seis pontos, o ACP caiu para quarto lugar com os mesmos seis pontos.
O gol da partida foi marcado, aos três minutos do primeiro tempo, o atacante artilheiro Wanderlan deixou sua marca contra o ACP. 1x0 Cascavel CR.
Na próxima rodada, o Cascavel CR joga contra o Iraty, no Estádio Olímpico Regional em Cascavel; o Paranavaí enfrenta o Andraus, no Estádio Waldemiro Wagner em Paranavaí. As partidas serão no domingo (25) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Cascavel CR: 1-Enéias; 2-Gilberto, 3-Bruno Van Dal, 4-Roger e 6-Adrianoo; 5-Ronaldo, 8-Daniel e 10-Celio (15-Victor); 7-Rone Carlos, 17-Josemar (13-Vitorino) e 9-Wanderlan (20-Marlon).
Técnico: Agenor Piccinin.

Paranavaí: 1-Romero; 2-Magnum, 3-Cesar Augusto, 4-Pedro Vitor e 21-Maurim; 5-Diego (13-Samuel), 7-Guilherme, 8-Hercules (17-Tiago Maringá) e 10-Kaique; 11-Gustavo (18-Guilherme Costa) e 9-Leonardo.
Técnico: Fernando Alcântara.

Texto: Douglas Santos.
Fontes: Federação Paranaense de Futebol e Redação em Campo.

domingo, 18 de fevereiro de 2018

CORITIBA E RIO BRANCO FAZEM A FINAL DA TAÇA DIONÍSIO FILHO

CAMPEONATO PARANAENSE PRIMEIRA DIVISÃO 2018

TAÇA DIONÍSIO FILHO - SEMIFINAL

FOZ DO IGUAÇU (2) 1X1 (4) CORITIBA

FOZ SAI NA FRENTE, MAS COXA EMPATA LEVA A DECISÃO PARA OS PÊNALTIS E VENCE
Coxa avança depois de vencer o Foz nos pênaltis.
Foto: Site Oficial do Coritiba.

Em Foz do Iguaçu, no Estádio do ABC; jogaram Foz do Iguaçu e Coritiba, a partida terminou empatada em 1 a 1.
Com este resultado, a decisão foi para os pênaltis, o Coxa foi mais eficiente e venceu por 4 a 2.
Os donos da casa abriram o placar, aos 17 minutos do primeiro tempo, Paulinho cobrou escanteio, Leandro Silva desviou e Luccas Brasil completou de peixinho. 1x0 Foz. Aos 13 minutos do segundo tempo, Alecsandro encontrou Júlio Rusch na área, o meia tocou de calcanhar e Kady de frente para o gol não perdoou. 1x1.

PÊNALTIS
0x0 - Luccas Brasil cobrou e Wilson defendeu.
0x1 - Kady chutou forte, a bola passou por baixo de Júlio César.
1x1 - Leandro Silva bateu com categoria e empatou.
1x2 - Iago colocou o Coxa na frente de novo.
2x2 - Matheus Olavo bateu e a bola passou por baixo de Wilson.
2x3 - Julio Rusch mandou no alto, sem chances de defesa para Julio Cesar.
2x3 - Marcelo Soares encheu o pé e a bola passou por cima do travessão.
2x4 - João Paulo cobrou e colocou o Coxa na final.

Na final, o Coritiba enfrenta o Rio Branco, a partida será no domingo (25) às 16 horas, provavelmente no Estádio Couto Pereira em Curitiba. Mas antes da final, o Coxa joga contra o Uberlândia (MG), pela segunda fase da Copa do Brasil. A partida será na quinta-feira (22) às 21h30, no Estádio Parque do Sabiá em Uberlândia.
O Foz volta a campo apenas no dia 4 de março às 16 horas, quando recebe o FC Cascavel, no Estádio do ABC em Foz do Iguaçu.

ESCALAÇÕES
Foz do Iguaçu: 1-Júlio César; 2-Paulinho, 4-Leandro Silva, 3-Alex Maranhão e 6-Anderson Tasca (16-Luiz Beltrame); 7-André Oliveira, 8-Matheus Olavo, 5-Maycon Canário e 10-Douglas (17-Mathiola); 11-Raphael Alemão (18-Marcelo Soares) e 9-Luccas Brasil.
Técnico: Negreiros.

Coritiba: 84-Wilson; 22-Marcos Moser, 3-Thalisson Kelven, 4-Romércio e 66-William Matheus; 5-Vitor Carvalho, 8-Júlio Rusch e 37-Thiago Lopes (31-João Paulo); 7-Iago, 77-Guilherme Parede (27-Kady) e 9-Alecsandro (17-Evandro).
Técnico: Sandro Forner.

ATLÉTICO PARANAENSE (5) 0X0 (6) RIO BRANCO

APÓS 90 MINUTOS NO 0 A 0, LEÃO DA ESTRADINHA VENCE O FURACÃO NOS PÊNALTIS E AVANÇA A FINAL
Leão passa pelo Furacão nos pênaltis.
Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo.

Em Curitiba, na Arena da Baixada; Atlético e Rio Branco se enfrentaram, a partida terminou com o placar que começou, 0 a 0.
Com este resultado, a decisão foi para os pênaltis, o Leão da Estradinha foi melhor e venceu por 6 a 5.

PÊNALTIS
1x0 - João Pedro marcou na primeira cobrança.
1x1 - Raul deixou tudo igual na Arena.
2x1 - Éderson colocou o Furacão na frente.
2x2 - Victor balançou as redes para o Leão.
2x2 - Yago parou no goleiro Jhones.
2x3 - Vandinho deixou o Leão na frente.
3x3 - Giovanny empatou a decisão.
3x3 - Fernando Fernandes parou no goleiro Santos.
4x3 - Renan Lodi marcou para o Rubro-Negro.
4x4 - O goleiro Jhones marcou e levou a decisão para as alternadas
5x4 - Felipe Dorta colocou o Furacão na frente.
5x5 - Thiagão deixou tudo igual.
5x5 - Vitor Naum parou na trave.
5x6 - Marco Túlio colocou o Leão na final. 

Na final, o Rio Branco enfrenta o Coritiba, a partida será no domingo (25) às 16 horas, provavelmente no Estádio Couto Pereira em Curitiba
O Furacão volta a campo na quarta-feira (21) às 19h30, quando joga contra o Tubarão (SC), pela segunda fase da Copa do Brasil; a partida será na Arena da Baixada em Curitiba.

ESCALAÇÕES
Atlético: 1-Santos; 2-Gustavo Cascardo (21-Vitor Naum), 3-Zé Ivaldo, 4-Emerson Silva e 6-Renan Lodi; 5-Deivid, 8-Bruno Guimarães (20-Giovanny), 7-Demetrhyus, 10-João Pedro e 11-Yago; 9-Éderson (19-Felipe Dorta).
Técnico: Tiago Nunes.

Rio Branco: 1-Jhones Vieira; 2-Raul, 3-Thiagão, 4-Victor e 6-Thiaguinho (14-Éverton Maringá); 7-Marco Túlio, 8-Camargo, 5-Kessi e 10-Tcharlles; 11-Rodrigo Jesus (19-Damião)(13-Fernando Fernandes) e 9-Vandinho.
Técnico: Maurílio Silva.

Texto: Douglas Santos.
Fontes: Globoesporte.com e Redação em Campo.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

DEFINIDAS AS SEMIFINAIS DA TAÇA DIONÍSIO FILHO

CAMPEONATO PARANAENSE PRIMEIRA DIVISÃO 2018

6ª RODADA - TAÇA DIONÍSIO FILHO


RIO BRANCO 2X0 PARANÁ CLUBE

COM DOIS GOLS NO PRIMEIRO TEMPO, LEÃO DA ESTRADINHA VENCE O TRICOLOR NO GK
Leão venceu o Tricolor em Ponta Grossa.
Foto: Twitter do Paraná.

Em Ponta Grossa, no Estádio Germano Krüger; Rio Branco e Paraná Clube se enfrentaram, o Leão da Estradinha venceu o Tricolor por 2 a 0.
Com este resultado, o RBR terminou a primeira fase na vice-liderança do grupo B com sete pontos, o PRC ficou na lanterna do grupo A com cinco pontos.
Os gols foram marcados no primeiro tempo, aos 28 minutos, depois de cobrança de falta pela esquerda, o atacante Rodrigo Jesus desviou e balançou as redes. 1x0 Rio Branco. Aos 34 minutos, Thiaguinho cobrou falta pela direita, o goleiro Thiago Rodrigues não conseguiu afastar e o atacante Vandinho mandou para as redes. 2x0 Rio Branco.
O Rio Branco enfrenta na semifinal o Atlético, a partida será no domingo (18) às 17 horas, na Arena da Baixada em Curitiba.
O Paraná volta a campo na próxima quinta-feira (22) às 21h30, quando enfrenta o Sampaio Corrêa (MA), pela segunda fase da Copa do Brasil, a partida será no Estádio Castelão em São Luis.

ESCALAÇÕES
Rio Branco: 1-Jhones; 2-Raul, 3-Thiagão, 4-Victor e 6-Thiaguinho (14-Éverton Maringá); 5-Kessi, 7-Marco Túlio (15-Recife) e 8-Camargo; 10-Tcharlles, 11-Rodrigo Jesus e 9-Vandinho (13-Fernando Fernandes).
Técnico: Maurílio Silva.

Paraná: 1-Thiago Rodrigues; 2-Alemão (18-Vitor Feijão), 3-Charles, 4-Neris e 6-Mansur; 5-Leandro Vilela (16-Alex Santana), 8-Zezinho e 10-João Paulo (17-Felipe Augusto); 11-Diego Gonçalves, 7-Matheus Pereira e 9-Thiago Santos.
Técnico: Wagner Lopes.

TOLEDO 0X2 CORITIBA

COM GOLS NO SEGUNDO TEMPO, O COXA VENCEU O PORCO E AVANÇOU A SEMIFINAL

Coxa venceu o Porco em Toledo.
Foto: Site Oficial do Coritiba.
Em Toledo, no Estádio 14 de Dezembro; Toledo e Coritiba se enfrentaram, o Coxa venceu o Porco por 2 a 0.
Com este resultado, o CFC terminou em segundo lugar do grupo A com 11 pontos e avançou a semifinal da Taça Dionisio Filho. O TEC ficou em quarto lugar do grupo B com cinco pontos e acabou sendo eliminado na primeira fase.
Os gols foram marcados no segundo tempo, aos 14 minutos, Júlio Rusch cobrou escanteio pela esquerda, o zagueiro Thalisson Kelven se antecipou e desviou para o gol. 1x0 Coritiba. Aos 47 minutos, Wilson fez um lançamento longo, Evandro aproveitou a falha da defesa e a saída do goleiro Diego para tocar por cima, GOLAÇO. 2x0 Coritiba
O Coritiba enfrenta o Foz do Iguaçu na semifinal, a partida será no domingo (18) às 17 horas, no Estádio do ABC em Foz do Iguaçu.
O Toledo volta a campo apenas no dia 4 de março às 16 horas, quando enfrenta o Rio Branco, no Estádio Nelson Medrado Dias (Estradinha) em Paranaguá.

ESCALAÇÕES
Toledo: 1-Diego; 2-Adriano, 3-Eduardo Luiz, 4-Renan Dutra e 6-Anderson Luis; 5-Jessé (21-Wallan), 7-Júlio César, 8-João Felipe (18-Lucas Pará) e 10-Ari; 11-Ferreira e 9-Gilmar.
Técnico: Paulo Baier.

Coritiba: 84-Wilson; 22-Marcos Moser (2-César Benítez), 3-Thalisson Kelven, 4-Romércio e 66-William Matheus; 5-Vitor Carvalho, 8-Julio Rusch e 37-Thiago Lopes (31-João Paulo); 7-Iago, 77-Guilherme Parede e 9-Alecsandro (17-Evandro).
Técnico: Sandro Forner.

FC CASCAVEL 2X1 LONDRINA

TUBARÃO SAI NA FRENTE, MAS COBRA VENCE DE VIRADA E NENHUMA DAS DUAS EQUIPES SE CLASSIFICAM
FCC venceu de virada o LEC no Olímpico.
Foto: Gustavo Oliveira/Londrina.

Em Cascavel, no Estádio Olímpico Regional; jogaram FC Cascavel e Londrina, a Cobra venceu de virada o Tubarão por 2 a 1.
Com este resultado, o FCC terminou em terceiro do grupo A com 10 pontos; o LEC também ficou em terceiro, mas no grupo B e com seis pontos.
Os gols foram marcados no segundo tempo, aos sete minutos, o atacante Carlos Henrique recebeu entre dois marcadores, avançou em velocidade e bateu cruzado. A bola foi devagarzinho, tocou na trave e entrou no gol. 1x0 Londrina. Aos 19 minutos, depois de cobrança de falta, o atacante Weverton subiu e cabeceou forte para empatar a partida no Olimpico. 1x1. Aos 48 minutos, o atacante Alef Manga marcou o gol da virada e definiu o placar. 2x1 FC Cascavel
O FC Cascavel volta a campo apenas no dia 4 de março às 16 horas, quando enfrenta o Foz do Iguaçu no Estádio do ABC na fronteira.
O Londrina joga na próxima quarta-feira (21) às 19h30, quando enfrenta o Ceará no Estádio do Café em Londrina, pela segunda fase da Copa do Brasil.

ESCALAÇÕES
FC Cascavel: 1-Vinícius; 2-Wagner Líbano, 3-Danilo Costa, 4-Júnior Fell e 6-Elivelton; 5-Oberdan, 7-Xaves e 10-Dinélson (21-Renan); 8-Lucas Tocantins (18-Bitelo), 9-Afonso (19-Alef Manga) e 11-Weverton.
Técnico: Milton do Ó.

Londrina: 1-Alan; 2-Matheuzinho, 3-Dirceu, 4-Luizão (13-Del'amore) e 6-Felipe (15-Igor Miranda); 8-Germano (17-Rodrigo Figueredo), 5-Rômulo e 7-Moisés Gaúcho; 11-Wesley, 10-Miullen e 9-Carlos Henrique.
Técnico: Ricardinho.

MARINGÁ 1X0 UNIÃO BELTRÃO

COM GOL DE ZAGUEIRO, TRICOLOR MARINGAENSE VENCE O AZULÃO NO WD
Maringá vence o União no WD.
Foto: Rodrigo Araújo/Maringá FC.

Em Maringá, no Estádio Willie Davids; jogaram Maringá e União Beltrão, o Tricolor Maringaense venceu o Azulão por 1 a 0.
Com este resultado, o MFC terminou em quinto no grupo A com oito pontos, o CEU ficou em quinto lugar do grupo B com três pontos.
O gol da partida foi marcado, aos 30 minutos do segundo tempo, depois de cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Alex Fraga pegou de primeira e a bola entrou no canto esquerdo de Marcos Paulo. 1x0 Maringá.
As duas equipes voltam a campo na estreia da Taça Caio Júnior, o Maringá enfrenta o Coritiba, no dia 4 de março às 16 horas, no Estádio Couto Pereira em Curitiba. No mesmo horário e no dia anterior (no sábado dia 3), o União Beltrão joga contra o Atlético, na Arena da Baixada em Curitiba.

ESCALAÇÕES
Maringá: 30-Ednaldo; 2-Danilo Mohamed, 3-Alex Fraga, 4-Egon e 6-Luan (15-Thiago Cristian); 5-Carlão, 8-Fabrício, 7-Edmar (20-Chimbinha) e 10-Lucão (16-Washington); 11-Paulinho Moccelin e 9-Bruno Batata.
Técnico: Fernando Marchiori.

União Beltrão: 1-Marcos Paulo; 2-Pacato, 13-Thiago Spice, 3-Casimiro, 4-Junior e 6-Thiaguinho; 7-Sorbara, 8-Sato (11-Rodolfo) e 17-Max (20-Léo Maringá); 21-Wellisson (10-Willian) e 9-Lucas Vieira.
Técnico: Laureci da Silva (Naia).

PRUDENTÓPOLIS 1X1 CIANORTE

PRUDE SAI NA FRENTE DE PÊNALTI, MAS O LEÃO CONSEGUE O EMPATE E NÃO AVANÇA A SEMIFINAL
Prude e Leão ficam no 1 a 1 em Prudentópolis.
Foto: Martins Neto/Cianorte

Em Prudentópolis, no Estádio Newton Agibert; jogaram Prudentópolis e Cianorte, a partida terminou empatada em 1 a 1.
Com este resultado, o CIA terminou em quarto lugar com 10 pontos, o PRU ficou em sexto lugar com três pontos.
Os gols foram marcados no segundo tempo, aos 15 minutos, Lucas Machado sofreu falta dentro da área do goleiro João Gabriel, pênalti! Nei cobrou e abriu o placar. 1x0 Prudentópolis. Aos 50 minutos, depois de cobrança de falta, Feliphe Gabriel desviou de cabeça e empatou a partida. 1x1.
O Cianorte entra em campo na próxima quarta-feira (21) às 20h30, quando joga contra o Criciúma (SC), no Estádio Heriberto Hülse em Criciúma, pela segunda fase  da Copa do Brasil.
O Prudentópolis volta a campo em 4 de março às 16 horas, quando enfrenta o Londrina, no Estádio do Café em Londrina, na rodada de estreia da Taça Caio Júnior.

ESCALAÇÕES
Prudentópolis: 1-Adilson; 15-Nei, 2-Salazar, 17-João Paulo e 18-Renan Macedo (18-Jefferson Paulista); 5-Welton, 4-Alan Machado (3-Pedro), 16-Lucas Machado e 8-Cícero; 7-Gil Bahia e 9-Robinho (20-Danilo Medeiros).
Técnico: Júlio Sérgio.

Cianorte: 12-João Gabriel; 2-Gerônimo, 3-Jovany (14-Montoya), 4-Feliphe Gabriel e 6-Arroyo; 8-Morelli, 5-Sidnei e 20-Richarlyson (10-Eduardinho)(16-Murilo); 7-Maikinho, 11-André Luis e 9-Neto Costa.
Técnico: Marcelo Caranhato.

ATLÉTICO PARANAENSE 0X0 FOZ DO IGUAÇU

FURAÃO E FOZ FICAM NO EMPATE E AGORA FOCAM A SEMIFINAL DA TAÇA DIONÍSIO FILHO
Furacão e Azulão ficaram no 0 a 0.
Foto: Fabio Wosniak/Site Oficial do Atlético.

Em Curitiba, na Arena da Baixada; jogaram Atlético e Foz do Iguaçu, a partida terminou com o placar que começou, 0 a 0.
Com este resultado, o CAP ficou em primeiro lugar do grupo B com 14 pontos, o FOZ também terminou em primeiro, mas do grupo A com 12 pontos.
Na semifinal, o Atlético enfrenta o Rio Branco, na Arena da Baixada em Curitiba; o Foz do Iguaçu joga contra o Coritiba, no Estádio do ABC em Foz do Iguaçu. As partidas serão no domingo (18) às 17 horas.

ESCALAÇÕES
Atlético: 1-Caio; 2-Diego, 3-Daniel, 4-Léo Pereira e 6-Nicolas; 5-Pierre, 8-Guilherme Ribeiro e 7-Felipe Dorta; 10-Giovanny, 11-Yago (16-João Pedro) e 9-Éderson (17-Vitor Naum).
Técnico: Tiago Nunes.

Foz do Iguaçu: 1-Júlio César; 2-Paulinho, 4-Leandro Silva, 3-Alex Maranhão e 6-Anderson Tasca (15-Luiz Beltrame); 5-Maycon Canário, 8-Matheus Olavo, 7-André Oliveira e 10-Douglas (17-Mathiola); 11-Raphael Alemão (18-Marcelo Soares) e 9-Luccas Brasil.
Técnico: Allan Aal.

Texto: Douglas Santos.
Fontes: Federação Paranaense de Futebol, Globoesporte,com e Redação em Campo.

INDEPENDENTE, CASCAVEL, BATEL, PARANAVAÍ E OPERÁRIO VENCEM NA SEGUNDONA PR

CAMPEONATO PARANAENSE SEGUNDA DIVISÃO

2ª RODADA 


INDEPENDENTE SÃO JOSEENSE 3X0 IRATY

NO PINHÃO, SÃO JOSEENSE NÃO PERDOOU O AZULÃO E VENCEU MAIS UMA NA SEGUNDONA
Independente São Joseense vence o Iraty no Pinhão.
Foto: Gil Pereira/Do Rico ao Pobre.

Em São José dos Pinhais, no Estádio do Pinhão; jogaram Independente São Joseense e Iraty, o time da região metropolitana de Curitiba venceu o Azulão por 3 a 0.
Com este resultado, o ISJ assumiu a liderança da competição com seis pontos; o ISC caiu para sexto lugar com um ponto.
Os donos da casa abriram o placar, aos quatro minutos do primeiro tempo, Stefan cruzou para Lucas Marques, o lateral direito completou para as redes. 1x0 Independente São Joseense. Aos 39 minutos, o zagueiro João Antônio ampliou o placar no Pinhão. 2x0 Independente São Joseense. Aos 14 minutos do segundo tempo, o atacante Paulo Victor definiu o placar. 3x0 Independente São Joseense.
Na próxima rodada, o Independente São Joseense enfrenta o Andraus, no Estádio Atílio Gionédis em Campo Largo; o Iraty joga contra o Operário, no Estádio Coronel Emílio Gomes em Irati. As partidas serão no domingo (18) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Independente São Joseense: 1-Carlinhos; 2-Lucas Marques, 3-Hudson, 4-João e 6-Stefan; 5-Jader, 8-William Sotto, 7-Everton (17-Ardley) e 10-Lucy (13-Russo); 11-Evandro e 9-Paulo Victor (18-Willian).
Técnico: Ageu Gonçalves.

Iraty: 1-Marcão; 2-Caíque, 3-Roque (18-Arthur), 4-Everson e 6-Gabriel; 5-Rafael, 7-Maguila (17-Luis Felipe), 8-Almeida e 10-Peti; 9-Gilson (16-Lucas) e 11-Lino.
Técnico: Adriano Kanaã.

PORTUGUESA LONDRINENSE 0X3 CASCAVEL CR

JOGANDO EM APUCARANA, COBRA NÃO TOMOU CONHECIMENTO DA LUSINHA
Com dois gols de Rone Carlos, CCR vence a Lusinha.
Foto: Facebook do Cascavel CR.

Em Apucarana, no Estádio Olímpio Barreto; Portuguesa Londrinense e Cascavel, a Cobra venceu a Lusinha por 3 a 0.
Com este resultado, o CCR chegou a quarta posição com três pontos, a APL caiu para nona colocação com um ponto.
Os visitantes abriram o placar, aos sete minutos do primeiro tempo, o atacante Rone Carlos balançou as redes para a Cobra. 1x0 Cascavel CR. Aos 15 minutos, Wanderlan ampliou o placar em Apucarana. 2x0 Cascavel CR. Aos 28 minutos do segundo tempo, o atacante Rone Carlos marcou mais um e definiu o placar. 3x0 Cascavel CR.
Na próxima rodada, o Cascavel CR enfrenta o Paranavaí, no Estádio Olímpico Regional em Cascavel; a Portuguesa Londrinense joga contra o Batel, no Estádio Waldomiro Gelinski em Guarapuava. As partidas serão no domingo (18) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Portuguesa Londrinense: 1-Matheus Garbossi; 22-Victor Hugo (33-Abner), 38-Felipe, 34-Carlos Henrique e 26-Pedro Henrique; 35-Anderson, 30-Matheus Moura, 32-Luan e 25-Vanderlei (37-Gabriel); 27-Welinton e 36-José Gomes (29-Marcio).
Técnico: Marcos Antônio.

Cascavel CR: 1-Enéias; 2-Gilberto, 3-Bruno Van Dal, 4-Adriano e 6-Vitorino; 5-Ronaldo, 8-Biro (15-Vinicius) e 10-Linik (13-Vitor); 7-Rone Carlos, 11-Josemar e 9-Wanderlan (17-José Maurício).
Técnico: Agenor Piccinin.

BATEL 1X0 ANDRAUS

COM GOL NO FINAL DO PRIMEIRO TEMPO, RUBRO-NEGRO GUARAPUAVANO VENCE O GIGANTE DA PEDREIRA
Momento do gol da vitória de Hudson para o Batel.
Foto: Carlitoosm/Do Rico ao Pobre.

Em Guarapuava, no Estádio Waldomiro Gelinski; Batel e Andraus se enfrentaram, o Rubro-Negro venceu o Gigante da Pedreira por 1 a 0.
Com este resultado, o AAB assume a quinta colocação com três pontos, o CAB continua na lanterna com nenhum ponto.
O gol da partida foi marcado, aos 45 minutos do primeiro tempo, o atacante Hudson balançou as redes. 1x0 Batel.
Na próxima rodada, o Batel enfrenta o PSTC, no Estádio Waldomiro Gelinski em Guarapuava; o Andraus joga contra o Independente São Joseense, no Estádio Atílio Gionédis em Campo Largo. As partidas serão no domingo (18) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Batel: 1-Robson; 2-Josimar, 3-Sávio, 4-Gustavo e 6-Matheus do Ó; 5-Anderson, 8-Dan e 10-Ricardinho (15-Adir); 7-Russo, 11-Cristian Roque (13-Sobenko) e 9-Hudson (17-Baiano).
Técnico: Marcelo do Ó.

Andraus: 1-Ravel; 2-Giovani (16-Alberto), 3-Marcio, 4-Gustavo e 6-Thomas; 5-Cleverson, 8-Vinicius e 10-Liniker; 7-Hudson (15-Santiago), 11-Paulo José e 9-Felipe Alves.
Técnico: Kokan.

PARANAVAI 1X0 ROLÂNDIA EC

DIEGO MARCA, VERMELHINHO VENCE O REC E A SEGUNDA NA DIVISÃO DE ACESSO
Vermelhinho vence o REC e segue em busca da liderança.
Foto: Diário do Noroeste.

Em Paranavai, no Estádio Waldemiro Wagner; jogaram Paranavaí e Rolândia, o Vermelhinho venceu o REC por 1 a 0.
Com este resultado, o ACP chegou a terceira posição com seis pontos, o REC caiu para sétimo lugar com um ponto.
O gol da partida foi marcado, aos quator minutos do primeiro tempo, o volante Diego balançou as redes para o Vermelhinho. 1x0 Paranavaí.
Na próxima rodada, o Paranavaí enfrenta o Cascavel CR, no Estádio Olímpico Regional em Cascavel; o Rolândia joga contra a Portuguesa Londrinense, no Estádio Érich Georg em Rolândia. As partidas serão no domingo (18) às 15h30.

ESCALAÇÕES
Paranavaí: 1-Romero; 2-Magnum, 3-Cesar Augusto, 4-Pedro Vitor e 25-Maurim; 5-Diego, 7-Guilherme, 8-Hercules e 10-Kaique (17-Tiago Maringá); 11-Gustavo (18-Guilherme Costa) e 9-Leonardo (13-Samuel).
Técnico: Fernando Alcantara.

Rolândia: 1-Alef; 2-Weslen, 3-Cezar, 4-João Pedro e 6-Jhonatan; 24-Bruno Ernandes, 7-Rudinei, 8-Douglas Henrique (17-John) e 10-Bruno Henrique (22-Douglas Felipe)(20-Antônio Cesar); 11-Gabriel e 9-Edinan.
Técnico: Rubens Sanches.

PSTC 0X1 OPERÁRIO

COM GOL NO FINAL DO JOGO, FANTASMA VENCE O LEÃO EM CORNÉLIO PROCÓPIO
Operário vence o PSTC em Cornélio Procópio.
Foto: Allyson Santos/Do Rico ao Pobre.

Em Cornélio Procópio, no Estádio Ubiraja Medeiros; jogaram PSTC e Operário, o Fantasma venceu o Leão por 1 a 0.
Com este resultado, o OFEC assumiu a vice-liderança com seis pontos, o PSTC caiu para oitavo lugar com um ponto.
O gol da partida foi marcado, aos 40 minutos do segundo tempo, depois de cruzamento, o atacante Peixoto cabeceou e balançou as redes. 1x0 Operário.
Na próxima rodada, o Operário enfrenta o Iraty, no Estádio Coronel Emílio Gomes em Irati; o PSTC joga contra o Batel, no Estádio Waldomiro Gelinski em Guarapuava. As partidas serão no domingo (18) às 15h30.

ESCALAÇÕES
PSTC: 1-Bruno; 2-Romário, 3-Julio Cesar, 4-Douglas e 6-Wesley; 5-Lucas, 8-Patrick e 10-Diego (13-Gabriel); 11-Adriano (16-Rodrigo) e 9-Matheus (14-Luan).
Técnico: Reginaldo Vital.

Operário: 1-Simão; 2-Danilo Báia, 3-Alisson, 4-Sosa e 6-Peixoto; 5-Chicão, 8-Índio (17-Anderson Paraíba), 7-Cleyton (20-Schumacher) e 10-Robinho (19-Dione); 9-Lucas Batatinha e 11-Jean Carlo.
Técnico: Gerson Gusmão.

Texto: Douglas Santos.
Fontes: Do Rico ao Pobre e Federação Paranaense de Futebol.