FUTEBOL E OPINIÃO






AAA

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

CONHEÇA AS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS AO GOVERNO, PARA A ÁREA DO ESPORTE

 

Continuando as matérias especias, sobre as propostas para área dos esportes, dos candidatos ao senado, governo e presidente.
Nesta quarta-feira (1º), colocaremos as propostas dos candidatos ao governo do estado do Paraná.
Saiba os nomes, números e propostas dos candidatos.

BERNARDO PILOTTO (PSOL) 50
Defendemos mais e melhores investimentos no esporte. Entendemos que é preciso mudar a matriz do esporte no Brasil, enxergando o esporte como algo que deve ser massificado e que deve ser visto como um direito da população. Nesta visão, a prática do esporte tem um impacto positivo na promoção da saúde. Atualmente, só recebe incentivo para a prática do esporte aquela pessoa que é muito, muito boa em determinada área. Mas a maioria não é muito boa, não é especialista. Esta forma de investimento em esporte, além de não garantir o esporte como direito de todos e todas, não resolve o problema da formação de atletas. O Brasil só será uma potência esportiva quando milhões de brasileiros praticarem esporte cotidianamente.
Para o Esporte, apoiamos as bandeiras levantadas pelo movimento Bom Senso FC e vamos colaborar no processo de democratização do futebol paranaense.

BETO RICHA (PSDB) 45
O esporte de alto rendimento tem sido sim, prioridade na gestão da política de esportes do Governo do Estado do Paraná. Em 2011 instituímos o Programa Talento Olímpico do Paraná - TOP 2016, que fornece bolsa aos atletas e técnicos de modalidades Olímpicas e Paralímpicas.
O programa começou com 250 atletas, em uma única categoria: escolar. Em seguida foi ampliado, chegando a 1.500 bolsistas, beneficiando, além dos atletas, também técnicos e abrangendo sete categorias. Nas três edições, atendeu atletas em caráter de iniciação esportiva até aqueles de alto rendimento (nível olímpico). O investimento em bolsas para atletas e técnicos soma R$ 13 milhões.
Além do TOP temos ainda atendimento às Federações, Clubes, Associações e Ligas, realização dos Jogos da Juventude, Jogos Abertos e Jogos Universitários do Paraná, e só em 2014 os investimentos nestas competições ultrapassam R$ 12 milhões, o DNA Olímpico e o Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, em Cascavel.

Principais propostas para os próximos quatro anos:
- Regulamentação da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
- Construção de Centro de Excelência Olímpico e Paraolímpico com arena multiuso;
- Captação e promoção de grandes eventos esportivos.
- Ampliação e fortalecimento de parcerias com as federações esportivas amadoras.
- Estímulo ao Programa Talento Olímpico Paranaense (TOP), alinhando ao ciclo olímpico.
- Ampliação do programa de capacitação técnica à comunidade esportiva do Paraná.
- Estímulo as Parcerias Público Privadas para o desenvolvimento do esporte e aperfeiçoamento dos programas e projetos em execução.

GEONISIO MARINHO (PRTB) 28
O candidato ao governo não apresentou nenhuma proposta para a área do esporte.
Também não respondeu as mensagens enviadas pelo Facebook.

GLEISI HOFFMANN (PT) 13
Queremos desenvolver políticas e ações que trabalhem as práticas esportivas como fator de promoção da saúde e integração social, incentivando seu exercício em todos os níveis – alto rendimento, amador, educacional e de lazer – e ampliando a utilização de centros, espaços e equipamentos e a participação em programas e jogos em todas as regiões do Estado, para todas as pessoas.
Teremos o SEGUNDO TEMPO Paraná. Com ele iremos universalizar, através de ação integrada entre as secretarias de estado do esporte e educação para a Rede Estadual de ensino, os projetos esportivos no contraturno, visando ao reforço pedagógico, alimentar e o desenvolvimento da prática esportiva. Apoiar e estimular a participação dos municípios no programa.
Nosso governo vai investir e assegurar a realização dos Jogos Colegiais, articulando as áreas de governo para assegurar o êxito do evento, com coordenação das Secretarias Estaduais de Esporte e Educação.
A valorização dos profissionais de educação física e a retomada das aulas de educação física na rede estadual de ensino como política públicas serão implementadas em nosso governo.
Criaremos o PAC Paraná – Esporte. Nos moldes do programa do Governo Federal, vamos construir e reformar a infraestrutura esportiva e estimular modalidades de acordo com as vocações regionais, promovendo a prática esportiva em todos os níveis.
OGIER BUCHI (PRP) 44
Uma de minhas importantes propostas é promover com apoio técnico e material o desenvolvimento das políticas de cultura e esporte e lazer, como mecanismo de promoção da qualidade de vida em todos os municípios do estado.
ROBERTO REQUIÃO (PMDB) 15
Temos que separar as entidades públicas das privadas. Creio que muitas iniciativas no campo esportivo dependem das respectivas federações e políticas de atração de recursos da iniciativa privada. No que tange ao Estado propriamente dito, as diretrizes de nosso programa de governo prevê estimular nos cursos de educação física a constituição de recursos humanos preparados para constituir equipes esportivas de alto nível; receber os atletas destacados nas escolas; acolhendo as modalidades esportivas de acordo com a sua estrutura física e vocação docente; investir em infraestrutura (pistas de atletismo, reforma de ginásios, tatames oficiais e outros); com técnicos incentivados com bolsas de estudo e oportunidades de mestrado e doutorado.
Por fim, o governo conta com uma rede muito mais abrangente para estimular e garimpar talentos esportivos: a rede pública de educação. Ninguém tem recursos para montar uma rede tão abrangente. Logo, a função do governo aqui é insubstituível.

RODRIGO TOMAZINI (PSTU) 16
O candidato ao governo não apresentou nenhuma proposta para a área do esporte.
Também não respondeu as mensagens enviadas pelo Facebook.


TÚLIO BANDEIRA (PTC) 36
Acredito que a formação de um bom atleta deve iniciar cedo. Por isso, em meu programa de governo, firmo o compromisso de levar a educação integral para todo o Paraná.
Com o ensino integral, vamos inserir a prática esportiva desde a infância, em modalidades como o futebol, volei, handebol, basquete, atletismo e artes marciais (como o Judô e o Jiu Jitsu).
Esse esforço deve integrar as secretarias de educação e esporte do estado e dos municípios.
Também vamos aproveitar os recursos economizados com o enxugamento da máquina para construir e reformar quadras esportivas nas escolas e reforçar iniciativas de bolsas para atletas que representam nosso estado em competições regionais e nacionais.

Matéria especial de: Douglas Santos
Fonte: Gazeta do Povo

0 comentários :

Postar um comentário