FUTEBOL E OPINIÃO






AAA

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

ALEX, MIRANDA E FERNANDINHO: CONHEÇA OS 40 PARANAENSES QUE JÁ JOGARAM PELA SELEÇÃO BRASILEIRA

O meia Alex ao lado do zagueiro Miranda foram os paranaenses,
que mais vezes vestiram a camisa do Brasil.
Foto: Globoesporte.com.
Vestir a camisa da seleção e representar seu país em uma competição mundial, continental ou até mesmo em um simples amistoso. Para muitos jogadores de futebol, seria a realização de um sonho.
Agora imagina colocar a camisa amarela, com cinco estrelas no peito esquerdo (alusão ao pentacampeonato mundial de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e saber que terá uma nação torcendo por você. 
Desde da fundação da seleção brasileira em 1914, em um levantamento feito no site especializado em futebol, ogol.com; foi possível detectar que nesses 105 anos, 40 jogadores paranaenses já viveram a emoção de vestir o uniforme da seleção principal.

COM 52 JOGOS, ALEX E MIRANDA VIVERAM MOMENTOS DISTINTOS NA SELEÇÃO

Ídolo das torcidas de Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbhaçe (da Turquia); Alex que nasceu em Curitiba, estreou na seleção em amistoso contra a Iugoslávia em setembro de 1998, que terminou empatado em 1 a 1; o meia entrou aos 37 minutos do segundo tempo, em partida disputada no Estádio Castelão em São Luis (MA). 
No ano seguinte, Alex marcou seu primeiro gol com a amarelinha, em jogo preparativo para a Copa América, diante da Letônia. O camisa 10 desviou de cabeça, o cruzamento de Ronaldinho Gaúcho e balançou as redes; esse foi o primeiro gol da vitória brasileira por 3 a 0.
Depois de 52 jogos, 12 gols e dois títulos (Copa das Confederações de 1999 e Copa América de 2004) pela seleção, Alex fez sua última partida com a amarelinha, na vitória de 3 a 0 sobre a Venezuela em 2005, o confronto era válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do ano seguinte, que seria na Alemanha. 
Com o intermédio do jornalista e biógrafo Marcos Neves, o BLOG FUT WEB entrou em contato com Alex e perguntou qual foi o seu jogo inesquecível pela seleção; de imediato, o meia se lembrou do clássico sul-americano válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, "aquele Brasil e Argentina de 2000, no (Estádio) Morumbi em São Paulo, era um clássico pelas eliminatórias e tinha uma pressão tremenda para todos", a partida terminou com triunfo brasileiro de 3 a 1.

O zagueiro Miranda já fez 52 jogos com a seleção brasileira.
Foto: Globo.com.
Assim como Alex, Miranda iniciou sua carreira no Coritiba; antes de retornar ao Brasil, onde defendeu o São Paulo, o zagueiro jogou no Sochaux da França. Voltou a Europa, onde atuou pelo Atlético de Madrid (da Espanha) e atualmente está na Internazionale (da Itália). 
Nascido em Paranavaí, Miranda estreou pela seleção canarinha, em jogo contra o Peru, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, que aconteceu na África do Sul. O defensor entrou no lugar de Luisão, aos 12 minutos do primeiro tempo, a partida foi vencida pela seleção brasileira por 3 a 0, com dois gols do atacante Luís Fabiano e um do volante Felipe Melo, o jogo aconteceu no Rio de Janeiro, no histórico Maracanã. Com a camisa amarela, o zagueiro já foi campeão da Copa das Confederações (em 2009) e dois Superclássico das Américas (2014 e 2018).
Na atual geração, Miranda que também tem um gol anotado pela seleção; é único que pode ultrapassar a quantidade de jogos do meia aposentado Alex.

DEPOIS DE GOL CONTRA, FERNANDINHO PENSA EM NUNCA MAIS VESTIR A CAMISA AMARELA
Fernandinho revela que ele e sua família sofreram ameaças.
Foto: Getty Images. 
Revelado pelo PSTC, clube que na época tinha sua sede em Londrina, mesma cidade onde nasceu, Fernandinho, se profissionalizou no Atlético Paranaense. Depois foi para Shakhtar Donestk (da Ucrânia) e atualmente defende as cores do Manchester City (da Inglaterra). 
A estreia do volante pela seleção brasileira foi em amistoso contra a Alemanha em 2011, logo após a Copa América. Fernandinho jogou até os 25 minutos do segundo tempo, o confronto terminou com vitória dos alemães por 3 a 2. Os torcedores que estavam em Stuttgart, viram os meias Bastian Schweinsteiger e Mario Gotze fazer 2 a 0, o atacante Robinho diminuiu o placar, o atacante André Schürrle aumentou para os alemães e a jovem promessa Neymar definiu o resultado.
Com 47 jogos e dois gols, o volante ficou marcado pelo gol contra que fez pelas quartas de final da Copa do Mundo na Rússia, foi o primeiro gol na derrota para Bélgica por 2 a 0. Em entrevista para ao SPORTV, o técnico da seleção brasileira, Tite afirmou que o volante e sua família foram ameaçados, "essa crueldade chegou à família dele e ele disse que prometeu à família que não iria voltar. E eu disse: 'Conversa de novo'. Fui falar pessoalmente com ele porque a seleção brasileira tem muito orgulho de ter um atleta com essa dignidade e competência profissional. Não sou burro de convocar jogador ruim. Tomara que ele tenha luz, eu vou torcer muito para ele voltar".

Veja abaixo a lista de jogadores paranaenses, que defenderam a seleção brasileira, lembrando que é apenas números do time profissional.


Texto: Douglas Santos.
Fonte: Ogol.com.
Fotos: ESPN e Rede Globo.
Infográfico: Douglas Santos.

0 comentários :

Postar um comentário