O meia Alex ao lado do zagueiro Miranda foram os paranaenses,
que mais vezes vestiram a camisa do Brasil.
Foto: Globoesporte.com.
|
Vestir a camisa da seleção e representar seu país em uma competição mundial, continental ou até mesmo em um simples amistoso. Para muitos jogadores de futebol, seria a realização de um sonho.
Agora imagina colocar a camisa amarela, com cinco estrelas no peito esquerdo (alusão ao pentacampeonato mundial de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e saber que terá uma nação torcendo por você.
Desde da fundação da seleção brasileira em 1914, em um levantamento feito no site especializado em futebol, ogol.com; foi possível detectar que nesses 105 anos, 40 jogadores paranaenses já viveram a emoção de vestir o uniforme da seleção principal.
COM 52 JOGOS, ALEX E MIRANDA VIVERAM MOMENTOS DISTINTOS NA SELEÇÃO
Ídolo das torcidas de Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbhaçe (da Turquia); Alex que nasceu em Curitiba, estreou na seleção em amistoso contra a Iugoslávia em setembro de 1998, que terminou empatado em 1 a 1; o meia entrou aos 37 minutos do segundo tempo, em partida disputada no Estádio Castelão em São Luis (MA).
No ano seguinte, Alex marcou seu primeiro gol com a amarelinha, em jogo preparativo para a Copa América, diante da Letônia. O camisa 10 desviou de cabeça, o cruzamento de Ronaldinho Gaúcho e balançou as redes; esse foi o primeiro gol da vitória brasileira por 3 a 0.
Depois de 52 jogos, 12 gols e dois títulos (Copa das Confederações de 1999 e Copa América de 2004) pela seleção, Alex fez sua última partida com a amarelinha, na vitória de 3 a 0 sobre a Venezuela em 2005, o confronto era válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do ano seguinte, que seria na Alemanha.
Com o intermédio do jornalista e biógrafo Marcos Neves, o BLOG FUT WEB entrou em contato com Alex e perguntou qual foi o seu jogo inesquecível pela seleção; de imediato, o meia se lembrou do clássico sul-americano válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, "aquele Brasil e Argentina de 2000, no (Estádio) Morumbi em São Paulo, era um clássico pelas eliminatórias e tinha uma pressão tremenda para todos", a partida terminou com triunfo brasileiro de 3 a 1.
O zagueiro Miranda já fez 52 jogos com a seleção brasileira. Foto: Globo.com. |
Assim como Alex, Miranda iniciou sua carreira no Coritiba; antes de retornar ao Brasil, onde defendeu o São Paulo, o zagueiro jogou no Sochaux da França. Voltou a Europa, onde atuou pelo Atlético de Madrid (da Espanha) e atualmente está na Internazionale (da Itália).
Nascido em Paranavaí, Miranda estreou pela seleção canarinha, em jogo contra o Peru, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, que aconteceu na África do Sul. O defensor entrou no lugar de Luisão, aos 12 minutos do primeiro tempo, a partida foi vencida pela seleção brasileira por 3 a 0, com dois gols do atacante Luís Fabiano e um do volante Felipe Melo, o jogo aconteceu no Rio de Janeiro, no histórico Maracanã. Com a camisa amarela, o zagueiro já foi campeão da Copa das Confederações (em 2009) e dois Superclássico das Américas (2014 e 2018).
Na atual geração, Miranda que também tem um gol anotado pela seleção; é único que pode ultrapassar a quantidade de jogos do meia aposentado Alex.
DEPOIS DE GOL CONTRA, FERNANDINHO PENSA EM NUNCA MAIS VESTIR A CAMISA AMARELA
Com 47 jogos e dois gols, o volante ficou marcado pelo gol contra que fez pelas quartas de final da Copa do Mundo na Rússia, foi o primeiro gol na derrota para Bélgica por 2 a 0. Em entrevista para ao SPORTV, o técnico da seleção brasileira, Tite afirmou que o volante e sua família foram ameaçados, "essa crueldade chegou à família dele e ele disse que prometeu à família que não iria voltar. E eu disse: 'Conversa de novo'. Fui falar pessoalmente com ele porque a seleção brasileira tem muito orgulho de ter um atleta com essa dignidade e competência profissional. Não sou burro de convocar jogador ruim. Tomara que ele tenha luz, eu vou torcer muito para ele voltar".
Veja abaixo a lista de jogadores paranaenses, que defenderam a seleção brasileira, lembrando que é apenas números do time profissional.
Na atual geração, Miranda que também tem um gol anotado pela seleção; é único que pode ultrapassar a quantidade de jogos do meia aposentado Alex.
DEPOIS DE GOL CONTRA, FERNANDINHO PENSA EM NUNCA MAIS VESTIR A CAMISA AMARELA
Fernandinho revela que ele e sua família sofreram ameaças. Foto: Getty Images. |
Revelado pelo PSTC, clube que na época tinha sua sede em Londrina, mesma cidade onde nasceu, Fernandinho, se profissionalizou no Atlético Paranaense. Depois foi para Shakhtar Donestk (da Ucrânia) e atualmente defende as cores do Manchester City (da Inglaterra).
A estreia do volante pela seleção brasileira foi em amistoso contra a Alemanha em 2011, logo após a Copa América. Fernandinho jogou até os 25 minutos do segundo tempo, o confronto terminou com vitória dos alemães por 3 a 2. Os torcedores que estavam em Stuttgart, viram os meias Bastian Schweinsteiger e Mario Gotze fazer 2 a 0, o atacante Robinho diminuiu o placar, o atacante André Schürrle aumentou para os alemães e a jovem promessa Neymar definiu o resultado.Com 47 jogos e dois gols, o volante ficou marcado pelo gol contra que fez pelas quartas de final da Copa do Mundo na Rússia, foi o primeiro gol na derrota para Bélgica por 2 a 0. Em entrevista para ao SPORTV, o técnico da seleção brasileira, Tite afirmou que o volante e sua família foram ameaçados, "essa crueldade chegou à família dele e ele disse que prometeu à família que não iria voltar. E eu disse: 'Conversa de novo'. Fui falar pessoalmente com ele porque a seleção brasileira tem muito orgulho de ter um atleta com essa dignidade e competência profissional. Não sou burro de convocar jogador ruim. Tomara que ele tenha luz, eu vou torcer muito para ele voltar".
Veja abaixo a lista de jogadores paranaenses, que defenderam a seleção brasileira, lembrando que é apenas números do time profissional.
Texto: Douglas Santos.
Fonte: Ogol.com.
Fotos: ESPN e Rede Globo.
Infográfico: Douglas Santos.
0 comentários :
Postar um comentário